quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O que são Erupções Vulcânicas?

Erupções vulcânicas são formadas no vulcões - um fenómeno natural que estão na superficie da Terra. Os vulcões expelem lava, gazes cinza entre outras coisas; esta cinza pode ficar a cobrir o ceu por muito tempo, o que, pode provocar chuvas ácidas e trovoada. A lava escorre para fora do vulcão até arrefecer e solidificar-se. Os solos de origem vulcânica são muito bons para se praticar agricultura. Existem 7 tipos de erupções: Havaianas, estrombolianas, plinianas, peleanas, vulcânicas, hidromagmática e subglacial.


O que são Terramotos/Sismos?

Um sismo ou um terramoto (significa a mesma coisa) podem ser causados por 3 coisas: o movimento das placas téctonicas da Terra, erupções vulcânicas ou deslocação de gases no interior da Terra, principalmente metano. Este fenómeno liberta grandes quantidades de energia sob forma de ondas sismicas numa passagem rápida. A maior parte ocorre nas falhas tectónicas que podem ter vários centimetros ou até mesmo milhares de kilometros. Estes sismos podem causar muitos danos nas construções humanas ou naturais, abrir falhas, fazer deslizamentos de terra, provocar tsunamis e até mudaças da rotação da Terra. Existe uma escala que mede a intensidade sismicas que é a Escala de Ritcher: Micro < 2,0 Micro tremor de terra, não se sente. - 8000 por dia** Muito pequeno 2,0-2,9 Geralmente não se sente mas é detectado/registado. - 1000 por dia** Pequeno 3,0-3,9 Frequentemente sentido mas raramente causa danos. - 49000 por ano** Ligeiro 4,0-4,9 Tremor notório de objetos no interior de habitações, ruídos de choque entre objetos. Danos importantes pouco comuns. - 6200 por ano** Moderado 5,0-5,9 Pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas. Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos. 800 por ano** Forte 6,0-6,9 Pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilômetros em áreas habitadas. 120 por ano** Grande 7,0-7,9 Pode provocar danos graves em zonas mais vastas. 18 por ano Importante 8,0-8,9 Pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilômetros. 1 por ano** Excepcional 9,0-9,9 Devasta zonas num raio de milhares de quilómetros. 1 a cada 20 anos** Extremo > 10,0 Nunca registrado. Extremamente raro (Desconhecido)

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O que são Trombas de Água?


Uma tromba de água ou tromba marinha, é um fenómeno meteorológico semelhante aos tornados que se forma sobre o mar ou sobre massas de águas interiores de grande extensão.

O que é um Tufão?

Um tufão é um ciclone tropical e é um sistema de área de baixa pressão atmosférica que se desenvolve sobre as águas tropicais devido as altas temperaturas e humidade e se movimenta de forma circular organizada. Dependendo dos ventos de sustentação da superfície, os tufões andam para o lado contrário dos furacões. Os tufões normalmente originam no Oceano Índico e Pacífico, para os lados da Ásia.


O que é um Tornado?


Um tornado é um redemoinho de vento pequeno mas muito intenso com grandes velocidade que podem alcançar mais de 500 km/h. Se o redemoinho toca no chão, a pressão atmosférica desce e leva o tornado a destruir tudo pelo seu caminho. Um tornado forma-se em regiões da América Central e do Sul.
A escala Fujita mede a intensidade de um Furacão por 6 classificações:
F0 - Furacões com ventos de 65 a 115 km/h que provoca leves danos (entre outros)
F1 - Furacões com ventos de 115 a 180 km/h que provoca moderados danos (entre outros)
F2 - Furacões com ventos de 180 a 250 km/h que provoca fortes danos (entre outros)
F3 - Furacões com ventos de 250 a 330 km/h que provoca severos danos (entre outros)
F4 - Furacões com ventos de 330 a 420 km/h que provoca devastadores danos (entre outros)
F5 - Furacões com ventos de 420 a 530 km/h que provoca moderados danos (entre outros)

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O que é um Furacão?

O furacão é uma poderosa tempestade que produz ventos extremamente rápidos que se forma no Oceano Atlântico e vai até ao Golfo do México (formam-se normalmente na América Central). Na realidade, o furacão é um ciclone (uma depressão) de forte intensidade. Quando o furacão alcança o continente, ele provoca chuvas torrenciais de grande intensidade num curto intervalo de tempo.
Ele cria-se depois dos raios de Sol baterem no oceano criando um aquecimento de uma massa de ar. Quanto mais ar quente e húmido sobe, mais a temperatura diminui, o que favorece a condensação do vapor em gotas de chuva para formar as nuvens. Quanto mais humidade e calor existirem, mais evaporação irá ocorrer, o que poderia provocar o surgimento de várias centenas de tempestades. No interior de um furacão existem ventos que variam entre os 180 km/h a 300 km/h e que alguns podem ter um diâmetro de 2.000 km! Mas o mais interessante é que no olho do furacão (no centro) só existem ventos perto dos 30 km/h!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O que são Ciclones?

Um ciclone (ou depressão ou centro de baixas pressões) é uma região em que o ar relativamente quente se eleva e favorece a formação de nuvens e precipitação. Por isso, tempo nublado, chuva e vento forte estão normalmente associados a centros de baixas pressões. A instabilidade do ar produz um grande desenvolvimento vertical de nuvens cumuliformes (nuvens de desenvolvimento vertical, em grande extensão; surgem isoladas; dão origem a precipitação forte, em pancadas e localizadas) associadas a cargas de água.
Um anti-ciclone é um centro de altas pressões.